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Título : Notícia e conteúdo expandido : a informação colaborativa nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook
Autor : LEITÃO, Ana Célia Souza de Sá
Palabras clave : Jornalismo Digital; Notícia e Conteúdo Expandido; Produção Colaborativa; Facebook; Redes Sociais na Internet
Fecha de publicación : 29-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LEITÃO, Ana Célia Souza de Sá. Notícia e conteúdo expandido: a informação colaborativa nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta pesquisa analisa os processos de construção e difusão da notícia no Facebook, além da rearticulação e da expansão da informação em páginas de veículos de comunicação nesta plataforma de rede social, considerando as dinâmicas interativas e participativas entre jornalismo e público. A problematização vincula-se às rearticulações da notícia e à ampliação social das informações, levando-se em conta o trabalho do jornalista e a contribuição do usuário do Facebook. O percurso teórico do estudo aborda a produção cooperativa na internet, o jornalismo digital e a notícia, passando por autores como Alsina (2009), Berger e Luckmann (2004a; 2004b), Bruns (2011), Canavilhas (2007a; 2007b; 2017), Castells (1999a; 1999b; 2015), Christofoletti (2017a; 2017b; 2018), Correia (2003; 2008; 2011), D’Ancona (2018), Ferreira (2012; 2018), Habermas (1997; 2002; 2003), Jenkins (2009), Jenkins, Green e Ford (2014), Lévy (1993; 1996; 2011), Palacios (2003; 2017; 2019), Pariser (2012), Pavlik (2001; 2014; 2020), Primo (2007; 2011), Recuero (2011; 2014a; 2014b), Silva (2005; 2018), Traquina (2008), Wolf (2008), entre outros. O corpus de pesquisa é composto por conteúdos sobre as Eleições 2018 em Pernambuco, publicados nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook. Os dados foram avaliados à luz da análise de conteúdo em perspectiva qualitativa, considerando os ensinamentos de Bardin (1988), Bauer (2002) e Herscovitz (2010). Foram identificadas cinco categorias de análise, que remetem à relação entre jornalismo e público, à forma do conjunto informativo e à fluidez do ciberespaço. São elas: Reposicionamento do Público; Redes Informativas entre Jornalismo e Público; Reordenamentos Textual e Espacial da Informação; Atributos On-Line como Meios de Extensão da Narrativa Digital; Dinamismo da Informação. Os resultados mostram que a notícia se torna fragmentada, hipermidiática, não linear, multimidiática, multidirecional e colaborativa. Ela associa o conteúdo profissional (reordenado em sua estrutura e em sua dinâmica) ao conteúdo expandido (material e valores oriundos do público) no ambiente social da página ou ambiente expandido da informação (espaço interativo da fanpage vinculado física e socialmente à notícia). Numa concepção ampliada, a informação é traduzida na notícia profissional, produzida nas redações, e no conteúdo expandido, gerado pelo público na área interativa das postagens via reações, comentários e compartilhamentos. Juntos, todos os elementos compõem o conjunto informativo no ambiente relacional do Facebook.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42087
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

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